Mares Circulares e Associação Baía de Setúbal abraçam projeto “Mar Adentro"

imagem da noticia 060624

05/06/2024

O programa Mares Circulares associa-se este ano à celebração do dia Mundial dos Oceanos em conjunto com o Município de Setúbal e a Associação Baía de Setúbal. Reuniram-se hoje cerca de 300 jovens voluntários na praia de Albarquel numa ação de sensibilização e limpeza inserida no projeto “Mar Adentro”.

Mares Circulares é um projeto que promove a sensibilização e formação ambiental para uma cidadania ativa, com foco na economia circular e na limpeza de resíduos em ambientes aquáticos e fundos marinhos.

Em Portugal, já foi possível garantir a formação e sensibilização de cerca de 10.000 pessoas em mais de 30 municípios e recolher um total de 8,7 toneladas de resíduos em 96 ações de intervenção em praias, ambientes aquáticos e espaços naturais protegidos.

Além de formação e limpeza de praias, o projeto Mares Circulares assegura uma monitorização bianual em vários locais o que permite que o plástico PET recolhido seja registado, armazenado e tratado devidamente de forma a obter rPET. O objetivo final é que este material dê origem a novas embalagens recicladas que possam ser reintroduzidas na cadeia de valor da Coca-Cola.

Mares Circulares é uma iniciativa ibérica promovida pela Coca-Cola e desenvolvida por ONGs e mais de 300 parceiros de Espanha e Portugal.

Com início em 2018, este projeto surgiu no âmbito da estratégia de sustentabilidade da empresa (“This is Forward”) inserido numa das suas linhas de atuação (‘embalagens’). Tem como objetivos a promoção da limpeza de ambientes aquáticos e fundos marinhos, o incentivo à reciclagem e à consciência ambiental através de ações de formação e sensibilização junto das escolas e voluntários, assim como a dinamização da economia circular, com base em soluções inovadoras centradas no problema do lixo marinho.

O Dia Mundial dos Oceanos, comemorado a 8 de junho, representa uma oportunidade de informar sobre o impacto das ações humanas nos oceanos, mobilizando os cidadãos para a sua preservação e gestão sustentável.