Fábrica da Coca-Cola em Azeitão, um importante motor da economia nacional

080218 fabrica coca cola azeitao importante motor economia nacional

08/02/2018

Bebidas Portugal, Sociedade, Cadeia de fornecimento, Negócio, Nossos clientes |

• Unidade é responsável pela produção de 90% dos produtos da Coca-Cola vendidos em Portugal.

Em junho de 1978, foi inaugurada em Azeitão, no distrito de Setúbal, a única fábrica da Coca-Cola European Partners em Portugal. O negócio aconteceu após intensas negociações entre o empresário português Sérgio Geraldes Barba e o príncipe russo Makinsky, na altura relações públicas da Coca-Cola na Europa. Hoje, a unidade de Azeitão é um importante motor da economia local e nacional.

A fábrica gera mais de 5.500 empregos diretos e indiretos e é responsável pela produção de 90% dos produtos da Coca-Cola vendidos em Portugal. Por outro lado, cerca de 28% da produção da fábrica destina-se à exportação. A unidade tem capacidade para produzir 300 milhões de litros de bebida por ano e em 2008 inaugurou uma nova central de tratamento de águas residuais.

Desde 1980 e até agora, celebra os seus 40 anos em Portugal, a Coca-Cola tem investido na expansão da marca em Portugal com o lançamento de vários novos produtos: Sprite (1981), Fanta Laranja (1983), Coca-Cola sem Cafeína (1984), Coca-Cola Light (1988), Nestea e Nordic Mist (2002), Powerade e Burn (2003), Coca-Cola Zero e Aquarius (2007) e Minute Maid e Coca-Cola Zero sem Cafeína (2009).