A igualdade de género na Coca-Cola European Partners Iberia

080318 igualdade de genero na coca cola european partners iberia

08/03/2018

Sociedade, Sustentabilidade, Negócio |

• A opinião da responsável pelos Projetos Estratégicos e da responsável pela Responsabilidade Social Corporativa da Coca-Cola European Partners Iberia.

Entre as diferentes atividades organizadas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março de 2018, a responsável pelos Projetos Estratégicos da Coca-Cola European Partners Iberia, Magda Malé, e a responsável pela Responsabilidade Social Corporativa, Ana Callol, mostraram a sua opinião sobre a igualdade de género e o desafio que esta representa atualmente na área empresarial.

Ambas concordaram com facto de o conceito de diversidade de género representar riqueza e igualdade de oportunidades. Por outro lado, acreditam que as empresas devem aproveitar a igualdade de género na sociedade, os 50/50, para um fim comum e admitem que embora haja cada vez mais consciência da sua importância “ainda há muito por fazer”.

Temos que ser capazes de replicar nos negócios a diversidade que existe nas sociedades e nos nossos consumidores e clientes”, diz Magda Malé, referindo-se a iniciativas como Inspiring Girls ou Technovation. Estes dois projetos incentivam meninas e jovens a desenvolverem a sua carreira profissional em várias áreas profissionais.

Na Coca-Cola European Partners, o principal desafio da diversidade “é oferecer igualdade de oportunidades e não o contrário. Primamos pela representatividade porque isso é o que dá a riqueza”, afirma Ana Callol.

A Coca-Cola European Partners Iberia tem uma série de objetivos internacionais relacionados com a igualdade de género, como ter 40% dos postos diretivos ocupados por mulheres em 2025. Além disso, a empresa pretende lançar ações de voluntariado para promover a inclusão social e criar programas de capacitação para facilitar o emprego de determinados grupos como mulheres e jovens.

Ana Callol indica que “a incorporação da mulher no mundo comercial é algo recente e que está já a mostrar benefícios”. “Na área tecnológica, no supply chain, temos uma boa prática implementada na unidade de negócio em Portugal, na qual cerca de 50% dos colaboradores são mulheres”, acrescenta a responsável.

Entre as propostas já em curso, a Coca-Cola European Partners promove a GIRA Mujeres, um programa focado em capacitar mulheres que queiram criar um negócio dentro dos setores da alimentação e bebidas. Por outro lado, um dos compromissos do novo plano de sustentabilidade desta companhia, Avanzamos, é fomentar a diversidade e inclusão.