A história da Coca-Cola em Portugal é também a história dos portugueses

2018 04 12 historia coca cola em portugal historia dos portugueses

12/04/2018

Bebidas Portugal, Sociedade, Negócio, Nossos clientes |

• A divisão ibérica da Coca-Cola é a terceira da Europa e a sétima do mundo com maior volume de vendas.

Três anos depois do fim da ditadura em Portugal, foi vendida em Lisboa no dia 4 de julho de 1977 a primeira Coca-Cola. Apesar da entrada tardia no mercado português, a bebida já era vendida em Espanha desde 1950.

Anos antes, a marca tinha tentado uma primeira inclusão no mercado nacional. "Primeiro estranha-se, depois entranha-se" foi o slogan escolhido pelo poeta e escritor Fernando Pessoa em 1929 para aquela que seria a primeira campanha da marca em Portugal. No entanto, a Coca-Cola acabou por não entrar no país nesse ano por razões políticas e o slogan ficou apenas no papel.

Ao longo dos últimos 40 anosa Coca-Cola ganhou espaço no dia-a-dia dos portugueses, acompanhando-os nos momentos de celebração, em família e com amigos, nos principais eventos desportivos, musicais e culturais. Em 1991, por exemplo, a marca patrocinou o Mundial de Juniores de Futebol, realizado em Lisboa, no qual Portugal se sagrou bicampeão. Já na Expo 98, a Coca-Cola apresentou uma exposição de garrafas contour, em grande escala, representativas de cada país. No Euro 2004, a Coca-Cola voltou a unir os portugueses no maior evento desportivo organizado em solo nacional.

A Coca-Cola homenageou ainda as características únicas de Portugal com, por exemplo, o lançamento da coleção “Património Revisitado”, que celebrou monumentos nacionais classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.

A primeira mudança significativa da Coca-Cola foi em 1981, quando surgiu a Sprite e, nos anos seguintes, a Fanta Laranja e a Coca-Cola Sem Cafeína. Sete anos depois, a Coca-Cola Light chegou ao mercado português. O objetivo foi sempre o mesmo: ampliar o portefólio de bebidas da Coca-Cola e apresentar bebidas adequadas a várias ocasiões de consumo. Em 2007, são também lançadas em Portugal as marcas Aquarius e Coca-Cola Zero, tendo sido esta última melhorada recentemente com um sabor mais próximo da versão original, mas sem açúcar.

Atualmente, as bebidas da Coca-Cola chegam aos portugueses através da sua fábrica, a Coca-Cola European Partners Portugal, sediada em Azeitão. é a partir daqui que são engarrafadas cerca de 90% das bebidas da marca consumidas em Portugal.